Criada com o objetivo de organizar socialmente a comunidade, lutar por melhorias na infraestrutura do bairro e por mais direitos garantidos na Constituição, a AMBTEM – Associação dos Moradores dos Balneários Tonhão e Estrela Marinha vêm se destacando na cidade de Mongaguá em buscar e consolidar parcerias para promover a Inclusão Social dos moradores.
Entre as iniciativas, está em andamento desde o ano passado, em parceria com a Fundação Settaport, o Projeto de aulas de Capoeira e de Jiu Jitsu voltados para jovens moradores. As aulas retomadas neste sábado (21) contou com muita disposição dos educadores e alunos. As aulas de Jiu Jitsu são ministradas pelo professor Felipe Loureiro e as de Capoeira com o professor Luk do Projeto Capoeira para Todos, ambos contribuem para promover cidadania aos jovens em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com o presidente da AMBTEM, Willians Bezerra, o Balneário Tonhão e Estrela Marinha é carente em infraestrutura básica como a falta de saneamento, água e esgoto, falta de asfalto nas ruas, transporte coletivo, falta de áreas de esporte e lazer, dentre outras.
Entre as iniciativas da Associação, estão a realização da horta comunitária gestada pelos moradores e o projeto de reciclagem. Segundo o presidente, está ainda em fase de implementação o Projeto de Coleta de Óleo em parceria com a Bio Litoral e o Projeto de Alfabetização de Jovens de Adultos.