A concessão de novos empréstimos consignados para beneficiários do Auxílio Brasil foi suspensa pela CAIXA. O anúncio foi feito pela nova presidente do banco, Rita Serrano. Ela apresentou dois motivos. O primeiro é que o Ministério do Desenvolvimento Social vai revisar o cadastro para o empréstimo – cadastro que deve voltar a se chamar Bolsa Família – e o segundo motivo é revisar o juros da modalidade, ou seja, a CAIXA vai estudar possibilidades para baixar essas taxas. Rita Serrano informou também que o banco não trabalha com a perspectiva de perdão de dívidas dos devedores, mas que existe a possiblidade de o cliente renegociar com o governo.
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, informou que os clientes que já solicitaram empréstimo pelo Auxílio Brasil vão poder renegociar a dívida. A renegociação vai atender os cidadãos que estão recebendo um benefício menor por causa do desconto das parcelas.
A CAIXA não é o único banco que oferece o crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.
O consignado do Auxílio Brasil foi lançado pelo governo federal no ano passado. A CAIXA e outras 11 instituições financeiras estão autorizadas a oferecer o crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.
Fonte: Brasil 61