A Prefeitura de Mongaguá realizou por intermédio da Diretoria de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), abordagens sociais à população em situação de rua, com objetivo de intensificar o serviço.
A ação foi planejada após o setor notar que a região da Baixada Santista teve um aumento significativo no número da população em situação de rua e serviu para informar o serviço que está sendo ofertado pela equipe de Abordagem Social do CREAS.
“O serviço ofertado pela equipe ao público-alvo, além de contribuir para a construção de novos projetos e trajetórias de vida, respeitando suas escolhas e suas especificidades de atendimento, visa possibilitar condições de acolhimento dentro da rede da Assistência Social. Ou seja, promovemos ações para reintegração familiar e comunitária, priorizando a escuta qualificada e a construção de vínculo de confiança, para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social, bem como a orientação integral”, ressalta a diretora de Assistência Social, Monica Melo Gomes da Costa.
“A oferta varia de acordo com a demanda dos usuários. Contamos com orientação individual e grupal, encaminhamentos a outros serviços da rede socioassistencial e as demais políticas públicas que possam contribuir para a construção da autonomia, inserção social e proteção às situações de violência, acesso a documentação pessoal e recâmbio a situação de origem”, destaca a coordenadora da Proteção Especial, Ana Cristina Di Giacomo.
“Além de tudo isso, os usuários que procuram o CREAS, contam com a oferta do banho, o kit de higiene, roupas e auxílio na retirada de documentação. Com o novo prédio, foi possível qualificarmos a estrutura de atendimento, com banheiros e salas de atendimento. Isso foi fundamental para o fortalecimento do vínculo entre a população em situação de rua e a equipe de abordagem. Somente nos últimos sete dias, 10 recambios foram realizados. A ação que está acontecendo diariamente é justamente para informar e orientar o que está sendo oferecido”, completa Monica.