A importância crucial do Sistema Único de Saúde (SUS) para a classe trabalhadora e para o Brasil é inegável. Por esse motivo, a CUT trabalha para garantir que o SUS disponha dos recursos necessários para assegurar um acesso universal, gratuito e de qualidade aos usuários, valorizar seus profissionais e investir no complexo industrial de saúde nacional.
Nesse contexto, a CUT-SP fez avanços significativos na semana passada em dois espaços de Participação Popular do SUS na cidade de São Paulo: o Conselho Municipal de Saúde de São Paulo e os Conselhos Gestores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST).
Conselho Municipal de Saúde de São Paulo
Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos colegiados, permanentes, paritários e deliberativos que asseguram a participação popular através de entidades representativas dos diversos segmentos sociais na formulação e controle das políticas de saúde.
Nas Plenárias de Eleição/Indicação de representantes para o Conselho Municipal de Saúde de São Paulo, foram eleitos representantes das seguintes entidades ligadas à CUT:
– Segmento dos Usuários – Subsegmento Entidades Sindicais Gerais de Trabalhadores: Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo.
– Segmento dos Trabalhadores – Subsegmento Entidades Sindicais: Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (Sindsaúde) e Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep-SP).
– Segmento dos Trabalhadores – Subsegmento Entidades Sindicais de Categorias Profissionais da Área da Saúde: Sindicato dos Enfermeiros no Estado de São Paulo (SEESP) e Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo (Sinpsi).
Conselho Gestor dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST)
Os CRSTs, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, são unidades essenciais que atendem trabalhadores com ou sem carteira assinada, cujos problemas de saúde estão relacionados às suas atividades profissionais. Eles auxiliam na comprovação de doenças ocupacionais para benefícios previdenciários e tratamentos, além de fiscalizar e autuar empresas por falta de notificação de acidentes de trabalho.
Na eleição ocorrida em 26 de junho de 2024, foram eleitos representantes do segmento dos usuários das seguintes entidades ligadas à CUT:
– CRST Freguesia do Ó:
– 2 titulares do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.
– 2 suplentes do Sindsaúde.
– 1 suplente do Sindsep-SP.
– 1 suplente do Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo.
– CRST Lapa:
– 2 titulares do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.
– CRST Mooca:
– 1 titular do Sindsep-SP.
– 1 titular e 1 suplente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.
– CRST Santo Amaro:
– 1 titular do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.
– 1 suplente do Sindsep-SP.
– CRST Sé:
– 2 titulares do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.
– 1 suplente do Sindsep-SP.
– CRST Leste:
– 1 titular do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.
– 1 titular do Sindsaúde.
– 1 suplente do Sindsep-SP.
Valdeci Henrique (Verdinho), Secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-SP, destacou a necessidade de defender as políticas de saúde pública em São Paulo, especialmente devido ao sucateamento observado na gestão de Ricardo Nunes (MDB). Ele enfatizou a importância da eleição dos representantes comprometidos com a defesa das populações vulneráveis e com a luta por um SUS totalmente público, universal, gratuito, de qualidade e com condições decentes para seus trabalhadores.