No último dia 21 de janeiro, das 15h às 17h, o Grupo Técnico de Promoção da Igualdade Racial da Comissão Suprapartidária que compõe a FRENTE AMPLA DE CUBATÃO, realizou o primeiro da série de eventos denominados DIALOGOS AFROCENTRADOS.
O evento consiste na realização de rodas de conversas temáticas, a partir da questão etnicorracial, com objetivo de reconhecer o racismo estrutural como um problema nacional, e desta maneira discutir democraticamente propostas afropolíticas para a cidade de Cubatão, para que possamos desenvolver uma proposta de combate ao racismo e promoção de igualdade de oportunidades. A principal finalidade é contribuir com os estabelecimentos municipais de políticas de desenvolvimento para a redução das desigualdades decorrentes da origem etnicorracial.
No encontro inaugural, o tema discutido foi a Educação – 20 ANOS DA LEI 10.639/2003: REFLEXÕES E DESAFIOS e contou com a participação dos professores: Lucélia Terezinha Avelino – Psicóloga, Filósofa, Especialista em Direitos Humanos e Diretora de Escola Municipal (Cubatão) e Adriano Gonzaga – Pedagogo, Pós-graduado em Ludopedagogia e Direito Educacional. Especialista em Educação Infantil e AFRObetização. Professor de Primeira Infância, Coordenador de Educação da UNEGRO Costa da Mata Atlântica e Mestrando em Educação com ênfase em Políticas Públicas pela UNIFESP.
O encontro público aconteceu no COMITÊ POPULAR DE LUTA – Espaço Inclusão, sito Avenida das Nações Unidas, 119 – Vila Nova – Cubatão.