Artistas, educadores, pesquisadores e representantes governamentais se reúnem nesta sexta-feira (29) em Brasília para discutir o impacto da cultura Hip-Hop no Brasil e propor o desenvolvimento de políticas públicas culturais inclusivas e participativas voltadas às periferias brasileiras. O I Seminário Internacional Construção Nacional Hip-Hop, gratuito e aberto ao público, ocorrerá até este sábado (30), no auditório do Edifício da Petrobras, na Asa Norte.
Abertura oficial com presenças ilustres
Com programação intensa das 9h30 às 18h30, a cerimônia oficial de abertura acontece às 14h30 desta sexta-feira, sob o tema “Cultura Hip-Hop: Identidade, Resistência e Potência”. Estarão presentes a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a secretária de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg, além de autoridades governamentais, parlamentares e integrantes do Movimento Construção Nacional Hip-Hop.
“O Hip-Hop como uma bússola ética e estética”
Karina Gama, diretora de Promoção da Diversidade Cultural do MinC, enfatizou a relevância do evento: “O Hip-Hop nos oferece uma bússola ética e estética. Ele nos lembra que a cultura é viva, dinâmica e capaz de promover mudanças profundas”. Já Succo Emici, do Movimento Construção Nacional Hip-Hop, destacou o caráter coletivo da iniciativa: “É um esforço para alcançarmos direitos e oportunidades para todos”.
Debates, mesas temáticas e shows culturais
Ao longo dos dois dias, o evento promoverá debates sobre temas como o papel do Hip-Hop nas periferias e sua importância como patrimônio cultural imaterial. Representantes de todas as regiões do país contribuirão para reflexões sobre políticas como a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e a Política Nacional Cultura Viva (PNCV).
A programação também inclui apresentações culturais. Nesta sexta-feira, às 19h30, o grupo Atitude Feminina sobe ao palco. No encerramento, no sábado, também às 19h30, o show fica por conta do grupo Viela 17.
Um marco na Campanha Cultura Negra Vive
Integrando o calendário do mês da Consciência Negra, o seminário destaca o papel do Hip-Hop na resistência cultural, defesa de direitos sociais e combate às opressões. O evento é realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Movimento Construção Nacional da Cultura Hip-Hop e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Patrocinado pelos Correios e pelo governo federal, conta com o apoio de órgãos como o Ministério da Igualdade Racial, Funarte, Iphan, Fundação Palmares e Petrobras.
Serviço: I Seminário Internacional Construção Nacional Hip-Hop
Data: 29 e 30 de novembro
Horário: das 9h30 às 18h30
Local: Auditório do Edifício Petrobras – SAUN Q 1 BL D – Asa Norte, Brasília – DF
Destaques da programação:
Sexta-feira, 29 de novembro
- 10h: Inovação e Sustentabilidade na Cultura Hip-Hop como Economia Criativa
- 14h30: Cerimônia de abertura
- 16h: Retratos do Brasil Hip-Hop: narrativas regionais e potência construtiva
- 19h30: Show Atitude Feminina
Sábado, 30 de novembro
- 9h: Mesa Mulherismo AfriKana, Política Pública para homens negros e o Hip-Hop
- 14h: Políticas Públicas e Cultura de Base Comunitária – Ferramenta de Transformação Social
- 16h: A Cultura Hip-Hop como patrimônio imaterial – Da Diáspora ao Gueto
- 19h30: Show Viela 17
A participação é gratuita e aberta ao público. Uma oportunidade imperdível para celebrar e fortalecer a cultura Hip-Hop no Brasil.