O Portal Baixada Santista entrevistou a advogada Paula Ravanelli. Feminista e ativista dos direitos humanos, Paula tem se destacado nas lutas sociais da região como uma das coordenadoras da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD e militante do Partido dos Trabalhadores.
Portal WB13 – O momento atual da nossa Democracia exige vigilância das nossas instituições democráticas. Como você o avalia?
Sim, com certeza. Os atentados do dia 08 de janeiro às sedes dos três Poderes, revelaram uma tentativa de golpe de Estado, por parte daqueles que não aceitam o resultado das eleições. A soberania do voto popular é a base da Democracia, portanto, quem não aceita o resultado eleitoral nega a própria democracia, abrindo espaço para regimes autoritários como a ditadura militar, que vitimou milhares de brasileiros. É preciso estar vigilante e mobilizado para defender as nossas instituições democráticas e o novo governo.
Portal WB13 – Você trabalhou por 14 anos no Palácio do Planalto, nos governos Lula e Dilma, e recentemente foi convidada pelo ministro Alexandre Padilha para integrar a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. Por que não aceitou?
Como você mesmo disse, foram quase 14 anos assessorando a Presidência da República, em assuntos jurídicos e federativos, que diz respeito à relação com Estados e Municípios. Com a experiência adquirida, acredito que tenha condições de contribuir mais com o novo governo estando aqui na minha cidade, do que trabalhando em Brasília. Pretendo, justamente, fazer a ponte entre o Governo Federal e os municípios da Baixada Santista, sobretudo com Cubatão, que, devido a sua importância estratégica, abre novas oportunidades para o desenvolvimento sustentável de toda a região.
Portal WB13 – Qual tem sido o trabalho de renovação no Diretório Municipal do PT de Cubatão, uma vez que você integra a executiva e é secretária de Formação Política do partido no município?
A campanha vitoriosa do Lula atraiu novas pessoas para o partido, que se filiaram espontaneamente, além disso, o próprio PT, por meio das suas Secretarias de Formação Política, incentivou um processo de volta às bases, chamado “Nova Primavera do PT” e formou comitês populares de luta em todo País, que reúne filiados e não filiados, em torno de lutas concretas, como moradia, transporte, saúde e educação. Nós temos um desses comitês na cidade, que reúne pessoas de oito partidos políticos, além de sindicatos e movimentos sociais e compõem a Frente Ampla de Cubatão.
O direito das mulheres e o combate ao racismo, por exemplo, são pautas que também tiveram maior visibilidade dentro do PT no último período, através dos encontros e secretarias “setoriais” e trazem consigo novos atores até então alijados do processo político. Ainda esse ano, está previsto o Processo de Eleição Direta – PED do Partido dos Trabalhadores, onde todos os filiados poderão votar e eleger a direção partidária. Todas essas medidas colaboram para a renovação de quadros do Partido.
Portal WB13 – Após essa reconstrução e renovação necessárias no PT cubatense, qual será, na sua opinião, a força do partido nas eleições municipais de 2024?
Se mantivermos a unidade dentro do PT e com os partidos aliados que compõem a Frente Ampla de Cubatão, a nossa chapa certamente será vitoriosa, assim como foi a campanha do Lula e do Haddad em Cubatão. As últimas eleições mostraram que esses partidos unidos têm apoio popular na cidade para eleger seus candidatos. Cubatão foi a única cidade da região que deu vitória a Lula e Haddad sobre seus adversários no primeiro e no segundo turnos.
Paula Ravanelli é procuradora municipal de Cubatão. Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, é mestre em Direito Público e Constitucional pela Universidade Federal de Brasília (UnB) e doutoranda em Planejamento e Gestão Territorial pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atuou nos governos Lula e Dilma como Assessora Especial da Presidência da República. Em 2020, foi candidata a prefeita de Cubatão pela coligação PT-PDT. É secretária de Formação Política do PT, Presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina e da Comissão do Advogado Público da OAB Cubatenses.