A Stellantis anunciou o desenvolvimento de um projeto para instalar motores elétricos em veículos comerciais leves movidos a combustão. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Senai, que também envolve as empresas Weg e FuelTech. Um dos modelos que “se tornou elétrico”, por exemplo, é o Fiorino.
Segundo a Stellantis, a proposta é “oferecer uma solução inovadora de mobilidade sustentável com emissão zero e assegurar qualidade na conversão de veículos como equipamento original de fábrica”. A empresa destaca que o projeto representa mais um passo no avanço do plano estratégico Dare Forward 2030. O processo de conversão começou no ano passado com os modelos Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid.
Além da remoção do motor a combustão (no caso, o conhecido 1.4 Fire Evo de até 88 cv), os técnicos realizam as instalações do kit de conversão e do conjunto de baterias, que fica no compartimento de carga, para dispensar adaptação da estrutura. Os testes do Fiorino elétrico e o do Partner Rapid serão realizados em vias públicas com o intuito de identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes locais dos veículos.
A Stellantis diz que coletará dados para entender o uso e ajustar os parâmetros, caso necessário. A proposta é oferecer veículos elétricos a profissionais com utilização urbana diária média de 100 quilômetros, segundo a montadora. Os veículos utilitários serão disponibilizados a partir de abril para clientes B2B selecionados.
Do Automotive Business