Estudo aponta obstáculos no uso de tecnologias na indústria

Estudo aponta obstáculos no uso de tecnologias na indústria
Estudo aponta obstáculos no uso de tecnologias na indústria

Um recente relatório, baseado no módulo temático de Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança da PINTEC Semestral 2022, destaca os obstáculos enfrentados por empresas industriais brasileiras com 100 ou mais colaboradores na implementação de tecnologias digitais avançadas. Segundo o estudo, 93,3% das empresas que adotaram uma ou mais dessas tecnologias identificaram fatores que dificultaram sua utilização em diversas áreas de negócios.

O relatório aponta que o principal obstáculo, informado por 80,8% das empresas, foi o alto custo das soluções tecnológicas, abrangendo tanto os custos de implementação quanto a falta de recursos internos e de apoio financeiro externo. Setores como Fabricação de outros equipamentos de transporte (98,5%), Fabricação de bebidas (96,9%) e Fabricação de móveis (91,4%) foram os mais impactados por esse desafio.

O texto mostra que outra barreira significativa foi a falta de pessoal qualificado, mencionada por 54,6% das empresas. O estudo revela que esse fator foi particularmente destacado em setores como Fabricação de outros equipamentos de transporte (73,0%), Fabricação de produtos alimentícios (70,9%) e Impressão e reprodução de gravações (69,3%).

José Antônio Valente, diretor da empresa de aluguel de marteletes Trans Obra, comentou sobre os desafios revelados no relatório sobre a adoção de tecnologias digitais avançadas nas empresas industriais, dizendo que os obstáculos apontados são reflexo do cenário dinâmico e desafiador que as empresas enfrentam ao buscar inovações. O alto custo das soluções tecnológicas e a escassez de pessoal qualificado são barreiras reais, especialmente em setores como o nosso, de locação de equipamentos. “É vital que as empresas encarem esses desafios como oportunidades para aprimorar seus processos e investir no desenvolvimento de talentos, buscando soluções que impulsionem a eficiência e aprimorem a qualidade dos serviços e processos produtivos”.

Ainda sobre o estudo publicado, é possível observar que a limitada oferta de pessoal qualificado no mercado também foi um entrave, citado por 48,9% das empresas. O relatório mostra que Isso impacta a capacidade das empresas de criar soluções próprias, sendo mais evidente em setores como Fabricação de produtos do fumo (71,4%), Fabricação de bebidas (69,0%) e Impressão e reprodução de gravações (68,5%).

Como complemento de informação, o estudo apresentou que outros desafios incluíram a dificuldade de integração entre as áreas de negócios das empresas (47,3%) e as dificuldades relacionadas à interoperabilidade entre diferentes tecnologias digitais (45,7%).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

VOCÊ FAZ A NOTÍCIA

Aqui você faz a notícia enviando fotos, vídeos e sugestões de reportagens para a nossa redação.

Postagens Recentes