Fraude e golpes online ameaçam o Marketing de Afiliados

Fraude e golpes online ameaçam o Marketing de Afiliados
Fraude e golpes online ameaçam o Marketing de Afiliados

O Marketing de afiliados é uma estratégia de marketing digital em que qualquer pessoa pode promover produtos ou serviços de terceiros e receber comissões pelas vendas realizadas através de seus esforços.

A indústria do marketing de afiliados vem crescendo muito. Segundo o estudo “Mercado de plataformas de marketing afiliado”, divulgado no site Globe News Wire, o marketing de afiliados movimentou mais de US$ 16 milhões em 2023.

Porém, com a popularização desse universo, o número de golpes online voltados contra o setor também cresceu.

O que é o Marketing de afiliados?

O marketing de afiliados surge como uma estratégia para gerar relevância e confiança para uma marca aos olhos do consumidor. De acordo com indicadores da ferramenta Burst Média, da Nielsen, o consumidor atualmente deposita 92% de sua confiança na publicidade boca a boca. Embora existam diversas estratégias de marketing, a indicação de marcas e produtos por pessoas conhecidas, traz maior relevância para o consumidor.

O marketing de afiliados é, de forma direta, uma estratégia de publicidade boca a boca online que as marcas utilizam para captar cada vez mais clientes de maneira mais formal do que institucional. A relação é simples: uma empresa contrata um influencer, ou um site famoso, para divulgar o seu produto, assim os seguidores entendem que o produto é relevante e de confiança. Dessa forma, a empresa lucra ao ter mais pessoas consumindo o seu produto e o afiliado lucra através de cadastros, vendas ou até mesmo cliques que ele gerou para a contratante.

O que são os golpes contra marketing de afiliados?

Os golpes mais comuns relacionados ao marketing de afiliados envolvem a geração fraudulenta de cliques e de tráfego (por meio de spam click e bots, por exemplo), a disseminação de links contaminados usados para a prática de phishing e a fraude contra termos e condições dos programas, gerando ganhos e recompensas de modo indevido, o que pode destruir uma campanha de afiliados e a reputação de uma marca, além de desencorajar a participação de novos afiliados.

Tipos mais comuns de golpes contra marketing de afiliados

É importante entender que em grande parte dos contratos, a relação não é necessariamente da empresa dona do produto diretamente com o afiliado, e sim empresas que fazem esse intermediário. Os golpes focados no marketing de afiliados podem acontecer tanto por empresas que oferecem algum tipo de produto, ou cadastro falso, mas em grande maioria são feitos pelos afiliados que buscam de alguma forma ganhar mais comissão.

Alguns dos golpes mais comuns no mundo do marketing de afiliados é através da criação de sites e anúncios para divulgar produtos e serviços inexistentes, tudo com o nome de uma empresa ou campanha legítima de marketing de afiliados ou até mesmo todo o layout dos sites legítimos. Segundo pesquisa do Aos Fatos, foram identificados um total de 179 esquemas fraudulentos sendo difundidos como produtos virtuais na Braip (73) e na Perfect Pay (106), empresas “especializadas no marketing de afiliados”.

Outro tipo de golpe, onde agora o alvo são as empresas contratantes do serviço de afiliados, é a geração de tráfego falso através de bots. Estes golpes envolvem o uso de bots para gerar tráfego falso ou spam clicks. Os cliques gerados pelos bot ou por seguidores e perfis falsos geram ganhos e comissões fraudulentas. Um estudo da Universidade de Baltimore estima que esse tipo de fraude custou aproximadamente US$ 35 bilhões somente em 2020.

Outros golpes muito populares com a manipulação de dados são typosquatting, e o uso indevido de cookies. No typosquatting é a prática de sequestrar uma URL, ou seja, criar um domínio muito parecido com um domínio já existente, normalmente com algum erro de digitação popular, fazendo o redirecionamento com um link de afiliado para gerar ganhos de maneira fraudulenta.

Já o uso indevido de cookies se baseia na maneira com a qual é medida as ações no marketing de afiliados. Para medir o número de ações de um afiliado, links são gerados para saber qual afiliado está gerando tráfego e a maneira de medir isso são através de cookies nesses links. O “cookie stuffing” funciona através do envio de cookies de diferentes sites para o dispositivo da pessoa que clica nos links, os criminosos ganham comissões indevidas por vendas que eles não ajudaram a realizar além de conseguirem acessar a privacidade dos usuários, já que os cookies são instalados sem a autorização ou conhecimento das vítimas. 

Como se proteger contra os golpes de marketing de afiliados

Há várias medidas possíveis para se proteger contra os golpes virtuais voltados a atingir campanhas de marketing de afiliados, garantindo mais a segurança e confiabilidade às campanhas.

O combate às fraudes começa com uma compreensão e análise cuidadosas dos novos membros que se unem a um programa de afiliados, já que as práticas adotadas por novos integrantes afetam de maneira direta programas do tipo e, claro, a reputação das marcas.

Desta forma, é muito importante prestar atenção em alguns sinais de alerta e ficar atento há várias informações como endereços de e-mail que não são compatíveis com a URL do site, a falta de comunicação do afiliado e um alto volume de estornos nas transações e solicitação de pagamentos de comissão muito rápidos também podem indicar problemas de integridade.

É fundamental criar um plano para combater, prevenir e mitigar fraudes e garantir a melhor proteção possível para uma campanha de afiliados. Algumas medidas são essenciais neste sentido como gerar uma maior segurança de dados com medidas adicionais de autenticação e criptografia para garantir o armazenamento seguro de todos os dados sensíveis.

Além disso, utilizar uma VPN robusta aumenta a segurança, a integridade, privacidade e segurança do fluxo de dados na conexão. Para isso é importante conhecer as características do serviço acessando um guia para saber o que é VPN que é oferecido por muitas empresas do setor. Investir em cibersegurança para prevenir fraudes como golpes de phishing, ataques de ransomware e vazamento de dados pode ser essencial para manter uma campanha de marketing de afiliados longe dos golpes.

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