Life Genomics participa de Simpósio do Fígado do Alto Tietê

Life Genomics participa de Simpósio do Fígado do Alto Tietê
Life Genomics participa de Simpósio do Fígado do Alto Tietê

Promover a união entre ciência, tecnologia e propósito. Esse foi um dos objetivos do Primeiro Simpósio do Fígado do Alto Tietê, que reuniu profissionais da área em um encontro de troca e atualização científica em Mogi das Cruzes (SP). O evento, realizado no final de outubro, teve o apoio da Life Genomics, empresa especializada em exames genéticos.

Alguns dos temas abordados foram: diagnóstico molecular de doenças hematológicas; o impacto dos testes genéticos na estratificação de risco; novos protocolos terapêuticos personalizados em leucemias, linfomas e síndromes mielodisplásicas; tecnologias avançadas em imagem do fígado; atualização e capacitação médica para benefício direto da população.

Durante as apresentações, conduzidas por profissionais como o médico Leandro Miranda Trama (especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo) e pela nutricionista Sabrina Fernandes (doutora em Hepatologia), foram discutidas as principais inovações que vêm transformando o cuidado com pacientes hematológicos. Isso inclui desde o uso de painéis de sequenciamento de novas gerações (NGS) até a integração de dados genômicos e clínicos para guiar decisões terapêuticas mais precisas.

O conceito de NGS diz respeito a exames genéticos que usam uma tecnologia para analisar simultaneamente múltiplos genes e identificar alterações associadas a doenças. Em comparação com os métodos tradicionais, é considerada uma técnica mais rápida e precisa.

“Os temas centrais do simpósio convergem diretamente com a missão da Life Genomics: tornar a genética aplicada acessível e clínica. Atuamos com painéis genéticos de última geração, capazes de identificar mutações somáticas e germinativas relevantes em doenças hematológicas, ferramentas essenciais para orientar terapias direcionadas, prever prognósticos e otimizar o acompanhamento do paciente”, afirma Iago Sartor, gerente de contas da Life Genomics e representante da empresa no evento.

Por meio de parcerias globais e processos laboratoriais validados internacionalmente, a Life Genomics busca fazer com que o diagnóstico molecular seja mais preciso, rápido e interpretável, alinhado aos padrões internacionais de medicina personalizada.

O executivo chama a atenção para pesquisas que mostram a urgência de se debater a saúde do fígado. Segundo um levantamento feito por professores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a cada 33 mortes, uma é causada por patologias no fígado, o que equivale a 3% dos óbitos no Brasil, revela a análise. Entre 1996 e 2021, a taxa de mortalidade aumentou.

Diante desse quadro, Sartor comenta que a inovação e a adoção de novas tecnologias têm um enorme potencial de ajudar os profissionais de saúde. “A medicina de precisão tem revolucionado o diagnóstico e o manejo das doenças hematológicas e hepáticas ao permitir uma identificação precoce de mutações e alterações genéticas que antes passavam despercebidas em exames convencionais”, diz.

“Com base nesses achados, os médicos podem personalizar o tratamento, escolher terapias mais eficazes e reduzir efeitos adversos, resultando em melhores desfechos clínicos e maior qualidade de vida para os pacientes”, complementa o gerente de contas da Life Genomics.

Para saber mais, basta acessar o site da Life Genomics: https://lifegenomics.com.br/

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

VOCÊ FAZ A NOTÍCIA

Aqui você faz a notícia enviando fotos, vídeos e sugestões de reportagens para a nossa redação.

Postagens Recentes