Os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Nísia Trindade, da Saúde, estão formulando um conjunto de ações de saúde a serem apresentadas aos governadores no próximo dia 27.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, formularam um conjunto de medidas para renovar o Programa Nacional de Redução de Filas na Saúde, além de estratégias que vão garantir maior celeridade no domínio da saúde . atividades do Plano Nacional de Imunizações.
“A pedido do presidente Lula, o objetivo é reduzir as filas para exames e operações em todo o país e fortalecer o Programa Nacional de Imunizações”, destacou o ministro Rui Costa. Segundo Rui Costa, o governo conta com o apoio de estados e municípios para atingir essas metas.
Por meio de uma aliança tripartite envolvendo governo federal, municípios e estados, espera-se eliminar a fila para consultas e operações e agilizar a imunização dos brasileiros.
Esses dois temas estão entre as prioridades do governo Lula e serão apresentados no encontro do presidente com os governadores, previsto para a próxima sexta-feira (27).
Articulação tripartida
“Amanhã, dia 26, faremos uma reunião tripartite, que, além da Farmácia Popular, também tratará da imunização e redução de filas para consultas e operações. Vamos discutir com a representação dos estados e municípios para avançar nessas questões”, explica a Ministra da Saúde Nísia Trindade.
“Neste momento, estamos trabalhando no desenvolvimento de um plano de emergência que reduzirá as filas para diagnósticos e operações como um dos focos de ação. É importante ter em mente que o Ministério da Saúde atua numa lógica interfederal”, enfatizou a ministra Nísia Trindade.
O ministro da Saúde afirmou que as etapas e a definição conjunta do plano também serão discutidas com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e Secretários Municipais de Saúde.