Governo Lula discute ações para combater o racismo no meio esportivo

O governo Lula está discutindo ações para combater o racismo no meio esportivo. A ministra do Esporte, Ana Moser, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (01/03), a visita da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, para discutir estratégias de enfrentamento ao racismo em todas as modalidades esportivas.

Ana Moser destacou que o governo federal, por meio do Ministério do Esporte, está trabalhando para implementar ações de combate ao racismo, pois o preconceito e a discriminação precisam ser combatidos em todos os meios. Segundo ela, o esporte é uma ferramenta fundamental para mudar vidas.

Por sua vez, Anielle Franco afirmou que é necessário combater o racismo em todas as áreas esportivas. Ela ressaltou que tem visto casos absurdos de preconceito contra atletas negros e que o esporte não pode ser um ambiente de violência e de injúria racial. Anielle é uma ex-atleta de vôlei, assim como Ana Moser, e destacou que o esporte salvou sua vida.

Entre as iniciativas discutidas pelas duas ministras, destacam-se a formação e preparação de clubes, equipes técnicas e confederações esportivas, campanhas de comunicação e o fomento direto a organizações de favelas, periferias e quilombos.

Anielle Franco é uma atleta negra, nascida em 1985 no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, que começou a jogar vôlei aos oito anos de idade. Graças ao talento no esporte, ela ganhou uma bolsa para estudar nos Estados Unidos aos 16 anos, passando por diversas escolas norte-americanas.

O governo Lula está comprometido em combater o racismo no meio esportivo e garantir que o esporte seja uma janela de oportunidade para jovens negros, como foi o caso de Ana Moser e Anielle Franco. Com a implementação das ações discutidas pelas duas ministras, espera-se que o esporte se torne um ambiente mais inclusivo e diverso, onde todos tenham as mesmas oportunidades de sucesso.

“O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, continua atuando para que ações de combate ao racismo sejam implementadas, pois o preconceito e a discriminação precisam ser combatidos em todos os meios. Nosso governo vai trabalhar para que o esporte siga mudando vidas”, ressaltou Ana Moser. “Temos visto casos absurdos de preconceito contra atletas negros. Isso é uma constante, infelizmente. Por isso é fundamental combatermos o racismo em todas as áreas esportivas. O esporte é uma janela de oportunidade para jovens negros, como foi o meu caso, e não pode ser um ambiente de violência e de injúria racial. O esporte salvou a minha vida”, afirmou a ministra da Igualdade Racial.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

VOCÊ FAZ A NOTÍCIA

Aqui você faz a notícia enviando fotos, vídeos e sugestões de reportagens para a nossa redação.

Postagens Recentes