Regulamentação do futebol misto é instituída pela CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou recentemente a regulamentação do futebol misto em competições de caráter amador. A medida tem como objetivo reparar uma injustiça histórica cometida contra o futebol feminino, que teve a prática proibida no Brasil por 38 anos durante o Século XX. Mesmo após a revogação da proibição, as mulheres ainda enfrentaram discriminação e falta de incentivos.

Além de homenagear as gerações de mulheres que desafiaram os costumes da época e ousaram praticar o futebol, a mudança tem como objetivo promover a igualdade de oportunidades para jovens atletas femininas. A implementação do mecanismo de dispensa etária do futebol misto permite que meninas participem de competições mistas em uma faixa etária inferior à sua, compensando diferenças no desempenho inerentes ao processo de maturação biológica e às especificidades de cada sexo, especialmente com o início da puberdade.

A CBF fará campanha pela adoção do futebol misto e do mecanismo de dispensa etária nas competições organizadas pelas Federações filiadas e ligas amadoras, assim como por todos os entes governamentais, como as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e de Esporte, gestores de escolas públicas e privadas e organizadores de competições amadoras no âmbito do desporto educacional e de participação.

Países como França e Alemanha já regulamentaram o futebol misto, enquanto na Inglaterra, atletas de ambos os sexos podem jogar juntos até a categoria Sub-18. Na Holanda e na Dinamarca, não existem restrições de idade para a prática.

Com a regulamentação do futebol misto, a CBF reforça que o lugar da mulher, no futebol e na sociedade, é onde ela quiser.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

VOCÊ FAZ A NOTÍCIA

Aqui você faz a notícia enviando fotos, vídeos e sugestões de reportagens para a nossa redação.

Postagens Recentes