O Governo Federal anunciou neste domingo (18) a liberação de R$ 2 milhões para auxiliar as vítimas do temporal que atingiu o Litoral Norte de São Paulo desde a tarde do sábado (17). O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos Márcio França (PSB), que afirmou ter recebido a ligação do presidente Lula, pedindo que fosse feito algo rápido.
De acordo com França, o secretário nacional de portos Fabrizio Pierdomênico foi acionado para falar com o Porto de Santos e a autoridade portuária liberou o recurso rapidamente. A medida deve ser usada pelo governo estadual e prefeituras das cidades do Litoral Norte, como Bertioga, para ajudar as vítimas do temporal.
Além disso, o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), afirmou que o governo federal está acompanhando a situação na região e a Defesa Civil já foi acionada para ajudar no socorro às pessoas afetadas.
Até o momento, o temporal já causou 19 mortes, fechou estradas e cancelou o Carnaval na região. O ministro Waldez Góes e sua equipe devem visitar as áreas afetadas nesta segunda-feira (20) para avaliar os danos e a necessidade de mais medidas de apoio às vítimas.