Lula autoriza envio de ajuda humanitária ao Chile e à Turquia

Chile sofre com grandes incêndios florestais e Turquia foi atingida por terremotos que deixaram mais de 16 mil mortos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou nesta quarta-feira (8) o envio de ajuda humanitária do Brasil ao Chile e à Turquia.

O apoio do Brasil deve chegar a R$ 13,5 milhões e a operação deve durar duas semanas.

Segundo o Palácio do Planalto, o governo brasileiro autorizou o envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) equipada para combater incêndios no Chile.

A aeronave será operada com tripulação brasileira e pessoal de campo. O Brasil também enviará aviões, veículos, equipamentos e materiais para reabastecimento.

“Acabei de falar com o presidente Gabriel Boric sobre o envio da ajuda de equipes brasileiras e de uma aeronave especializada da FAB para ajudar no combate aos incêndios florestais que ameaçam cidades inteiras no Chile”, escreveu Lula na rede social.

Além do apoio da FAB, trabalharão no Chile 60 brigadistas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA). Espera-se que mais seis especialistas em comando e controle e comportamento de fogo reforcem a equipe de assistência humanitária no país.

Já são quase 300 incêndios florestais que atingiram a zona centro-sul do Chile. Há registros de 26 mortos, 3.000 desabrigados e mais de 1.100 casas destruídas.

Terremoto
Na Turquia, o terremoto de magnitude 7,8 já é considerado um dos mais destrutivos dos últimos 20 anos no mundo.

O Brasil enviará uma equipe de busca e salvamento urbano composta por até 22 especialistas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

“O grupo também contará com o apoio de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e do Espírito Santo. O pessoal seguirá para Ancara, capital turca, a bordo do cargueiro KC-390, também da FAB.” , o governo afirmou em nota.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

VOCÊ FAZ A NOTÍCIA

Aqui você faz a notícia enviando fotos, vídeos e sugestões de reportagens para a nossa redação.

Postagens Recentes