O acesso de pedestres à travessia de barcas Santos-Guarujá, no Centro Histórico, está mais seguro. Foi inaugurada nesta segunda-feira (16), a passarela na região da alfândega, sobre a Rua Antônio Prado, beneficiando cerca de 20 mil pessoas que circulam diariamente pelo local.
A nova passagem faz parte de uma série de modernizações em andamento no Porto de Santos que elevam a segurança da comunidade junto ao aumento da eficiência operacional das ferrovias que atendem ao porto. Além disso, vai de encontro às obras de revitalização do Centro Histórico, comandadas pela Prefeitura.
A antiga passagem, que fica a cerca de 100 metros da nova, será removida, assim como a passagem no nível da pista será fechada após um breve período de adaptação, tornando a nova passarela a única passagem entre o Centro e a travessia de barcas. O projeto foi viabilizado por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal, Santos Port Authority (SPA) e a companhia ferroviária e de logística Rumo, que realizou a doação da obra, com investimentos estimados em cerca de R$ 20 milhões. A gestão e a manutenção da estrutura ficarão a cargo da autoridade portuária.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, a obra é uma forma de compensar a população que convive com o trânsito portuário em nome do desenvolvimento. “Também é uma entrega simbólica, pois é a primeira obra inaugurada desde que assumi o cargo. Ao mesmo tempo é, possivelmente, a primeira obra inaugurada dentro do Governo Lula”, disse o ministro durante a inauguração.
PASSARELA
A nova passarela conta com escadas em ambos os lados e 54 metros de comprimento por 7,1 metros de largura. Há um elevador com capacidade para 16 pessoas em cada extremidade, que funcionará 24h por dia, além de pórticos em concreto armado com pintura branca e vidros laminados como revestimento.
O projeto contou com aplicação de material misto em sua estrutura, com a fundação e os pilares feitos com concreto armado e a superestrutura em metal, com piso constituído por uma mistura de aço com concreto.
Fonte: https://www.santos.sp.gov.br/