Situação caótica no COMTUR de Mongaguá revela falhas na gestão do turismo

Mongaguá, uma cidade litorânea localizada no estado de São Paulo, tem enfrentado uma série de problemas em relação à gestão do turismo. A falta de transparência e o descaso por parte do poder público tem gerado insatisfação por parte dos membros do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), que se queixam da cooptação do conselho por parte do poder público e da falta de ação em relação às propostas apresentadas.

Composto por membros indicados pelo poder público, o conselho tem a função de orientar e fiscalizar as políticas públicas voltadas para o turismo no município. Entretanto, segundo os membros do COMTUR, o conselho tem se mostrado inoperante e pouco transparente.

Um dos principais pontos de insatisfação diz respeito à aprovação de recursos do DADETUR, que é um programa do governo estadual voltado para o desenvolvimento do turismo em municípios do estado de São Paulo. Os membros do conselho reclamam que as reuniões para a aprovação desses recursos são feitas às pressas, sem discussão e sem transparência.

Além disso, o COMTUR de Mongaguá tem sido alvo de críticas em relação à falta de ação em relação às propostas apresentadas pelos membros do conselho. Dentre as sugestões feitas, destacam-se a realização de um evento para escolher o prato típico da cidade e a transparência em relação à arrecadação dos pontos turísticos, como a plataforma e o poço das antas. Até o momento, nenhuma dessas propostas foi efetivada.

Para tentar solucionar a situação, foram criados cinco grupos de trabalho para desenvolver projetos nas áreas de turismo rural de base comunitária, ecoturismo e turismo de aventura, turismo gastronômico, turismo cultural e turismo religioso. No entanto, apenas os dois primeiros grupos apresentaram projetos, e estes foram desenvolvidos sem recursos da prefeitura.

Diante desse cenário, é evidente que a gestão do turismo em Mongaguá precisa ser repensada. É necessário que as autoridades locais deem ouvidos aos membros do COMTUR e implementem ações concretas para desenvolver o turismo na cidade. Além disso, é imprescindível que o conselho seja mais transparente e que as reuniões sejam realizadas com a devida discussão e planejamento, visando sempre o bem-estar da população e o desenvolvimento da cidade.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

VOCÊ FAZ A NOTÍCIA

Aqui você faz a notícia enviando fotos, vídeos e sugestões de reportagens para a nossa redação.

Postagens Recentes