Topedindo adota estratégia de crescimento por aquisições

Topedindo adota estratégia de crescimento por aquisições
Topedindo adota estratégia de crescimento por aquisições

Uma pesquisa realizada pela KPMG – auditoria independente presente em aproximadamente 150 países do mundo – aponta que as fusões e aquisições de empresas no Brasil, em especial às ligadas a internet e tecnologia da informação, seguem em alta. Somente em 2022, o Brasil registrou mais de 1,7 mil transações desta natureza, a maioria envolvendo compradores e vendedores nacionais. Grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro continuam sendo o destaque do levantamento que é realizado desde 2023.

No entanto, a realidade irradia para o interior do país. No Sul de Santa Catarina, por exemplo, a empresa Topedindo, nascida da cidade de Criciúma (SC), segue a mesma estratégia de crescimento. Antes atuando apenas com o serviço online de venda de produtos no ramo de food service, a marca se posiciona no mercado como uma investidora em empresas e startups de base tecnológica. De janeiro de 2022 para cá, foram quatro aquisições e um investimento.

De acordo com o sócio da Topedindo, Luís Felipe Cardoso Fabris, a primeira empresa adquirida foi a Polvo Tickets, em janeiro de 2022, para entrar de vez no mercado de eventos. Após, vieram a Folk Sistemas, startup Neexels e a fábrica de software DevInBox. Já neste ano, a empresa investiu na startup Bravura, tornando-se sócia majoritária da máquina inventada por dois engenheiros que produz drinks em 16 segundos. “Sempre procuramos empresas ou startups que tenham a mesma relação com os segmentos que atuamos e com base tecnológica. Dessa forma conseguimos agregar no nosso produto, crescer mais rápido, e aumentar, consequentemente, a equipe e o faturamento”, pontua.

Outra estratégia que foi adotada pela empresa, conta Luís Felipe, é a rapidez ao decidir pelo fechamento de novos negócios. “Acreditamos que o sim ou o não precisa vir muito rápido. Gostamos de otimizar o tempo, de agilizar, mas da forma mais assertiva possível”, diz ele, ao complementar: “conversamos com o empreendedor, vemos se há combinação entre os nossos negócios, se está de acordo com os nossos valores e cultura. Todas as empresas já adquiridas ou investidas tinham um propósito semelhante ao nosso e vieram para somar ao portfólio”.

On-line e off-line caminhando juntos

A Folk Sistemas foi a segunda empresa adquirida, após a Polvo Tickets. Especializada em sistemas de gestão de bares e restaurantes, ela uniu forças à plataforma da Topedindo ainda em 2022. De acordo com o fundador da Folk, Marcelo Michels Alexandre, a partir da aquisição, o produto ampliou a oferta de ferramentas dando ao cliente a possibilidade de organizar e centralizar as informações num só sistema. “Nosso portfólio passa a contemplar soluções on e off-line. A Folk com foco na gestão para o restaurante e a Topedindo em site e aplicativo para o consumidor final, atendendo os lojistas de ponta a ponta”, diz Marcelo. Desde a aquisição, os colaboradores das duas empresas foram unidos no mesmo grupo.

Para o futuro, expectativas são de ainda mais aquisições e crescimento

Atualmente a Topedindo atua na parte de bar, restaurante e eventos, por meio das verticais Topedindo Alimentação, Topedindo Ingressos, Folk Sistemas, Neexels QRCode na Mesa, Máquina de Drink Bravura e fábrica de software DevInBox. A ideia é continuar seguindo a estratégia, fomentando parcerias e oferecendo serviços abrangentes e tecnológicos. “Assim que entramos na operação, entendemos por completo o negócio, organizamos, fazemos a gestão e estruturamos as partes comercial e de tecnologia. Dessa forma conseguimos agregar com conexões, estratégia e operacionalmente”, explana Luís Felipe.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

VOCÊ FAZ A NOTÍCIA

Aqui você faz a notícia enviando fotos, vídeos e sugestões de reportagens para a nossa redação.

Postagens Recentes