Festa do Café 2025 movimenta turismo em Poços de Caldas, MG

Festa do Café 2025 movimenta turismo em Poços de Caldas, MG
Festa do Café 2025 movimenta turismo em Poços de Caldas, MG

O lançamento oficial da Festa do Café de Poços de Caldas 2025 aconteceu no dia 17 de junho, no Centro Administrativo de Poços de Caldas. Este ano, o evento incluirá o 18º Concurso Municipal de Qualidade do Café de Poços de Caldas e o 5º Concurso de Cafés Especiais da Região Vulcânica, que acontecem em outubro.

A festa visa valorizar a produção local, ampliar horizontes para os produtores e promover o reconhecimento do café de Poços de Caldas e da Região Vulcânica, que abrange municípios de Minas Gerais e São Paulo. 

O evento conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), do Instituto Federal do Sul de Minas, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação da Região Vulcânica, como informa a publicação do site Poços Já

Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, responsável pelo Thermas Resort All Inclusive Poços de Caldas, que inclui o Parque Temático Walter World e o Mini Zoo, afirma que a Festa do Café 2025 contribui para a divulgação da cidade de Poços de Caldas como destino turístico.

“É uma vitrine para a cidade, pois destaca a produção local de cafés especiais e reforça a imagem de Poços como um destino que vai além das águas termais e do turismo tradicional. A cada edição, mais pessoas descobrem que a cidade está inserida em uma das regiões cafeeiras mais valorizadas do Brasil e do mundo, e isso muda a percepção de quem nos visita”, observa.,

Aly destaca que o evento une conhecimento técnico com cultura local. Enquanto produtores e especialistas se reúnem nos concursos, o público se envolve participando de atividades, degustações e conhecendo de perto esse universo. “Isso atrai desde apaixonados por café até curiosos em busca de novas experiências, ampliando o leque de turistas”, acrescenta.

No fim das contas, avança, a Festa do Café coloca Poços no mapa de forma diferente, conectando turismo rural, gastronomia e identidade regional. “É uma forma de contar a história da cidade por outro ângulo”, complementa.

Estrutura do evento influencia a permanência dos turistas na cidade

Aly destaca que o evento tem uma programação que não acontece de forma concentrada em um único final de semana, o que incentiva que o público fique por mais tempo ou volte em outros momentos. 

“Com atividades se estendendo de junho até outubro, a Festa acaba sendo como uma temporada temática na cidade, e isso espalha a presença dos turistas ao longo dos meses”, explica

Além disso, prossegue, o fato de o evento reunir produtores, especialistas, premiações e experiências sensoriais em torno do café cria um clima que movimenta restaurantes, cafeterias, lojas e até feirinhas. “Quem vem pra curtir o evento, acaba aproveitando outros atrativos da cidade. Isso prolonga a estadia e valoriza a vivência completa”, afirma.

Aly destaca que, como o café é protagonista, muitos estabelecimentos entram no clima com cardápios especiais, combos temáticos e workshops – o que pode incentivar o visitante a explorar a cidade com outro olhar, mais atento, mais sensorial. 

Evento impacta na taxa de ocupação dos hotéis e pousadas 

Aly ressalta que a Festa do Café tem uma influência positiva na taxa de ocupação dos hotéis e pousadas da cidade. “O evento atrai um fluxo constante e qualificado de visitantes ao longo de vários meses, o que preenche lacunas entre as altas temporadas e ajuda a manter a ocupação dos hotéis estável”, explica.

O diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis observa que o público da festa é diversificado, incluindo desde produtores rurais e profissionais do setor até turistas interessados em café especial, gastronomia e experiências diferenciadas. “E esse perfil costuma buscar hospedagens confortáveis e bem localizadas, o que aquece bastante o setor hoteleiro”, diz.

Aly também observa que esse tipo de evento movimenta não só o turismo de lazer, mas também o corporativo e o técnico. 

Quando questionado sobre quais tipos de acomodações podem ser mais procuradas durante a Festa do Café 2025, o diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis destaca que o evento abre espaço para todos os tipos de hospedagem, como hotéis de luxo, pousadas e imóveis de aluguel por plataformas. 

“E isso é positivo, porque ajuda a distribuir os visitantes por diferentes regiões da cidade e valoriza a diversidade da rede hoteleira local”, afirma.

Sobre o Thermas All Inclusive Resort Poços de Caldas

O resort está localizado em um complexo do Parque Temático Walter World e o Mini Zoo, com vista para as montanhas do Sul de Minas. O empreendimento possui duas categorias de acomodação e oferece infraestrutura para receber os mais variados perfis de hóspedes, desde famílias até profissionais do ramo corporativo. 

O resort possui um complexo aquático com sete piscinas climatizadas, quadras esportivas, espaço kids com atividades lúdicas e o Museu do Exército. O regime de alimentação é All Inclusive, que inclui refeições completas, petiscos e bebidas no Open Bar Premium.

Para saber mais, basta acessar:
https://www.nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-thermas-resort-walter-world

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

VOCÊ FAZ A NOTÍCIA

Aqui você faz a notícia enviando fotos, vídeos e sugestões de reportagens para a nossa redação.

Postagens Recentes