Globo realiza primeiro Hackathon de IA com apoio de parceiro

Globo realiza primeiro Hackathon de IA com apoio de parceiro
Globo realiza primeiro Hackathon de IA com apoio de parceiro

Durante três dias, a cidade cenográfica da Globo recebeu o primeiro Hackathon de IA promovido pela empresa. O evento, parte do Programa Você +IA, simbolizou um marco no processo de transformação digital da organização e colocou em prática um modelo de inovação colaborativa, com apoio de parceiros estratégicos como a Adobe.

Mais do que uma competição, o Hackathon foi estruturado como um exercício de cultura organizacional. Diferentemente do formato tradicional, em que os grupos são definidos previamente, a Globo optou por criar times multidisciplinares formados por colaboradores de diferentes áreas, estimulando a troca de experiências e a construção coletiva.

A grande vitória foi ter definido os grupos na hora. Isso quebrou ciclos repetitivos de premiação dos mesmos times e abriu espaço para novas ideias emergirem, disse Wagner Xavier, gerente de experiência do usuário na Globo. Essa dinâmica mostrou que, ao reunir pessoas de diferentes áreas e níveis de experiência, é possível potencializar o verdadeiro capital humano da empresa. Funcionários que, ao utilizar ferramentas de inteligência artificial, transformam criatividade e diversidade em soluções inovadoras e de impacto real no dia a dia.

Parceira de longa data da Globo, com mais de nove anos de relacionamento institucional, a Adobe participou oferecendo ferramentas como o Adobe Express, Adobe Acrobat Sign e o Adobe PDF Services, além de equipes que atuaram como mentoras durante todo o processo. O apoio foi fundamental para auxiliar os grupos a desenvolver soluções viáveis para desafios reais da empresa, que iam de finanças a segurança da informação.

Um exemplo foi a solução apresentada pelo grupo pIAf, terceiro colocado, que utilizou o Adobe PDF Services para estruturar informações de arquivos em diferentes formatos. Nosso maior desafio era acessar e organizar um volume enorme de aprendizados anteriores. Durante o Hackathon, testamos o conector Adobe PDF Services e ficamos impressionados com sua capacidade de extrair e organizar dados complexos de forma estruturada. Essa funcionalidade foi essencial para validar a viabilidade técnica do nosso projeto, conta Camila Lima Teixeira, analista de planejamento financeiro e negócios da Globo.

Outra aplicação foi desenvolvida pelo grupo Adélia, segundo colocado. A IA foi essencial para o nosso projeto. Conseguimos reduzir um processo que antes levaria até 25 dias para ser concluído manualmente a poucos segundos com ferramentas de IA. Os mentores nos ajudaram a refinar ideias, testar soluções e enxergar possibilidades que vão além do próprio Hackathon, diz Vanessa Castelão, desenvolvedora especialista em IA na Globo.

O Hackathon, que teve duração de 36 horas, plantou sementes importantes que já influenciam os planos para futuros eventos voltados à produção de conteúdo e segurança da informação.

Além disso, reforçou a percepção da Adobe como parceira estratégica da Globo em diversas áreas da empresa. Antes associada principalmente à pós-produção e design, a companhia agora é reconhecida também em áreas corporativas, como jurídicas, operações e RH.

A aposta na segurança foi um dos pontos estratégicos do evento. Neste Hackathon de IA, tivemos um compromisso firme com a adoção de inteligência artificial baseada em fundamentos de segurança da informação, privacidade dos dados e conformidade regulatória. A Adobe, reconhecida globalmente por suas soluções, especialmente em relação à segurança de dados e propriedade intelectual, oferece à Globo um ambiente confiável para experimentar e implementar tecnologias inovadoras com responsabilidade e ética, alinhadas à LGPD, diz Rodrigo Arndt, Diretor Comercial Enterprise Digital Mídia da Adobe no Brasil.

Os projetos vencedores seguem agora para uma nova etapa de implementação, com a previsão de que até o fim do ano sejam aplicados nos processos diários da empresa.

O Hackathon marcou o início de uma jornada de aprendizagem e experimentação, em que a inteligência artificial passa a ser vista como aliada tanto em áreas criativas quanto corporativas. E também reforçou que inovação, para fazer sentido, precisa ser construída com propósito, segurança e visão de futuro.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

VOCÊ FAZ A NOTÍCIA

Aqui você faz a notícia enviando fotos, vídeos e sugestões de reportagens para a nossa redação.

Postagens Recentes