A primeira fase de reforma do complexo educacional Andradas (Aparecida), focada no exterior dos edifícios, está no final, já nos arremates. Ao mesmo tempo começou a segunda etapa de obras, no interior dos edifícios, com a demolição de pisos.
“A segunda fase abrange a reforma geral, modernização e adequação de acessibilidade das unidades municipais de ensino dos Andradas I e II”, explica a engenheira Viviane Scalia, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações de Santos (Siedi). “Os serviços iniciais estão concentrados no Andradas I”.
Foto: Francisco Arrais
Para essa etapa estão previstos novos revestimentos e pisos, pintura, adequação de acessibilidade, melhorias na iluminação, nas infraestruturas elétrica e hidráulica, climatização e outras intervenções.
Para os trabalhos, a Prefeitura fará um investimento de R$ 5.577.952,37, recursos da Secretaria de Educação. O prazo de conclusão da obra é de 14 meses.
Enquanto os serviços são realizados, os 306 alunos de berçário I até a pré-escola da Andradas I estão instalados no prédio do Andradas II. Assim que terminar a reforma interna, as crianças voltam a ocupar o espaço.
Já os 320 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Andradas II ocupam provisoriamente o prédio do antigo Colégio Coração de Maria e retornarão no final da obra.
Unidades já receberam obras de infraestrutura
A UME Andradas II ganhou um refeitório infantil, coberto e totalmente acessível, novo reservatório de água e sistema de proteção contra descargas atmosféricas (para-raios) na primeira intervenção. A reforma incluiu todas as coberturas, calhas, impermeabilização, madeiramento e telhas.
Nas fachadas, após a abertura de trincas e fissuras, toda a argamassa deteriorada foi retirada, bem como as pastilhas. A escola recebeu aplicação de textura e pintura com tinta acrílica; os alambrados e suas barras de sustentação foram substituídos, assim como os gradis.
Foto: Francisco Arrais
ANDRADAS I
A primeira fase de obras na UME Andradas I envolveu a reparação estrutural da cobertura da escola, com a substituição de todo o telhado, novo sistema de para-raios, além da drenagem de águas pluviais. A reforma incluiu ainda a troca dos alambrados e a pintura dos muros.
Foto: Carlos Nogueira
TERCEIRA FASE
Ainda está prevista para o Complexo Andradas a terceira fase de obras, que envolve a ampliação das salas educacionais. Esta fase de obras está em licitação.
Fonte: https://www.santos.sp.gov.br/