Projeto de lei institui “Semana da Educação Midiática” para combater desinformação nas escolas

O Vereador Chico Nogueira apresentou na última semana um Projeto de Lei que propõe a instituição da “Semana da Educação Midiática” no ensino fundamental. O objetivo é desenvolver o pensamento crítico dos estudantes, ajudando-os a combater as fake news e a desinformação.

A proposta prevê o uso de disciplinas como matemática e história para abordar como estatísticas podem ser distorcidas e como campanhas de propaganda podem manipular palavras, imagens e metáforas para influenciar o público. Os alunos terão que pesquisar sobre determinados temas e apresentar fontes confiáveis, exercitando suas habilidades de detetives digitais.

Segundo o vereador, o projeto se justifica pela importância e necessidade de trabalhar na formação dos jovens as consequências de compartilhar informações falsas na internet. As fake news estão diretamente relacionadas à prática de cyberbullying, que tem acontecido com muita frequência nas escolas.

“Aprender a ‘filtrar’ as informações antes de compartilhar é fundamental para reduzir a divulgação de notícias que não são reais e causam transtornos na sociedade. As fake news afetam a aprendizagem das crianças e podem causar constrangimento psicossocial”, explicou Chico Nogueira.

Caso aprovado, o projeto de lei contribuirá para o desenvolvimento de jovens mais críticos e conscientes em relação à informação que consomem e compartilham nas redes sociais, contribuindo para a formação de cidadãos mais responsáveis e preparados para lidar com os desafios do mundo digital.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

VOCÊ FAZ A NOTÍCIA

Aqui você faz a notícia enviando fotos, vídeos e sugestões de reportagens para a nossa redação.

Postagens Recentes