Em alta, novo formato de reality culinário atrai público

Em alta, novo formato de reality culinário atrai público
Em alta, novo formato de reality culinário atrai público

Os realities de gastronomia se consolidaram como um dos maiores fenômenos televisivos dos últimos tempos, e, em 2025, o formato segue com forte apelo popular. Além da TV, o fenômeno que combina entretenimento, competição e comida se espalhou pela internet, com conteúdos derivados, repercussões em redes sociais e canais digitais que ampliam ainda mais seu alcance. O crescimento desses programas tem incentivado mais pessoas a cozinhar em casa, e isso se reflete em números de mercado. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o faturamento do setor no Brasil cresceu 9,98% em 2024, alcançando R$ 1,277 trilhão.

Dentro desse cenário, o Kwai lança a terceira edição do Kwai Chef, um dos prioneiros do Brasil em formato vertical de vídeos curtos, destacando talentos amadores da gastronomia de todas as regiões do país. O programa, apresentado pela jornalista Regina Volpato, tem como foco celebrar temperos, tradições e ingredientes que transformam pratos em experiências locais e afetivas. O projeto conta com o patrocínio da marca de eletrodomésticos Britânia.

A dinâmica da competição começa com a seleção de 20 cozinheiros amadores por um júri especializado, a partir de vídeos de receitas enviados por usuários de todo o Brasil. Os selecionados enfrentam um novo desafio das suas casas, e os vídeos resultantes são submetidos à votação popular para que o público escolha os cinco finalistas. Os cinco mais votados avançam para a etapa presencial em São Paulo, onde gravam os episódios da fase decisiva. Nessa fase, os competidores passam por diversas provas e eliminações, que definem os finalistas da temporada.

"O Kwai Chef já se consolidou como um formato estratégico do nosso app para contar histórias por meio da gastronomia, revelando talentos e conectando o público à diversidade cultural e aos sabores dos mais diversos Brasis. Ao unir reality show e gastronomia, reforçamos duas frentes que são pilares da nossa estratégia, valorizando criadores e oferecendo conteúdos que mesclam entretenimento e identidade cultural." diz Claudine Bayma, diretora geral do Kwai Brasil.

O corpo de jurados é formado pela apresentadora Regina Volpato, pela criadora de conteúdo gastronômico Raiana Caetano e por Leo Anterio, vencedor da edição de 2024. O influenciador Lucas Selfie atua como embaixador do projeto, comandando os conteúdos digitais e a live da final. Os episódios do Kwai Chef estreiam em 8 de outubro, com lançamentos semanais que podem ser acompanhados em uma página especial dentro do aplicativo Kwai. A final da competição está marcada para a noite de 27 de outubro, em uma transmissão ao vivo.

Os realities gastronômicos cativam diferentes gerações. Combinação de competição, talento culinário e narrativas pessoais, esses programas se mantêm atrativos para a audiência, que continua a consumir cada episódio.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

VOCÊ FAZ A NOTÍCIA

Aqui você faz a notícia enviando fotos, vídeos e sugestões de reportagens para a nossa redação.

Postagens Recentes