Com investimento de R$ 6 bilhões, projeto inédito na América Latina promete revolucionar a mobilidade na Baixada Santista e gerar milhares de empregos
Nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia de lançamento do edital para a construção do Túnel Santos-Guarujá, em São Paulo. A obra, que será a maior do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), representa um marco histórico para a infraestrutura brasileira, sendo o primeiro túnel submerso da América Latina. Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, o empreendimento promete transformar a logística e a qualidade de vida na região da Baixada Santista.
O evento contou com a presença de ministros, do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, e do presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini. Durante o discurso, Lula destacou que o projeto vai além de uma simples obra de infraestrutura, sendo um esforço conjunto para melhorar a vida da população. “Não estamos fazendo o túnel porque é bonito, mas para melhorar a vida do povo de Santos, do Guarujá e de quem precisa atravessar de um lado para o outro”, afirmou o presidente.
Um projeto centenário
O Túnel Santos-Guarujá é um sonho antigo da região, discutido há mais de 100 anos. Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, a obra terá três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos para pedestres e ciclistas. A previsão é que o túnel reduza o tempo de travessia entre as duas cidades de até duas horas (atualmente feita por balsas) para menos de dois minutos.
O governador Tarcisio de Freitas agradeceu ao presidente Lula pelo apoio ao projeto, destacando a importância da união entre os entes federados. “Não está na hora de ter disputa política, nós temos que atender o cidadão. E é o que estamos fazendo hoje”, disse.
Impactos positivos para a região
A obra, que deve gerar 9 mil empregos diretos e indiretos, será construída por meio de uma parceria público-privada. A concessionária vencedora do leilão, previsto para 1º de agosto deste ano, será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel. A previsão é que as obras comecem em 2026 e durem cerca de cinco anos.
Além de melhorar a mobilidade, o túnel deve impulsionar o desenvolvimento econômico da região, fortalecendo o Porto de Santos, o maior porto público da América Latina. Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a obra trará dignidade às comunidades locais e ajudará a revitalizar áreas urbanas.
Investimentos em mobilidade urbana
O evento também marcou o anúncio de um financiamento de R$ 2,4 bilhões pelo BNDES para a expansão da Linha 2 do Metrô de São Paulo. O projeto inclui a ampliação da linha em 8,3 km, com a construção de oito novas estações, integrando-se às linhas 3-Vermelha e 11-Coral.
Outro destaque foi a assinatura de um acordo extrajudicial coletivo entre autoridades portuárias e o Instituto Portus, mediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O acordo, que envolve R$ 5 bilhões em litígios, beneficia 8.500 famílias de trabalhadores portuários, garantindo reajustes médios de 20% e resolvendo uma dívida histórica do setor.
Tecnologia inovadora
A construção do túnel utilizará uma técnica inédita na América Latina, com blocos de concreto pré-moldados que serão afundados no canal. A escolha por um túnel submerso, em vez de uma ponte, foi necessária devido à altura dos navios que circulam pelo Porto de Santos.
Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, investimentos como esse são fundamentais para inspirar jovens a se especializarem em áreas de engenharia e tecnologia. “Estamos sinalizando para essa juventude: acreditem, apostem, porque o povo brasileiro não permitirá que nossa democracia seja interrompida”, afirmou.
Expectativa da população
Moradores de Santos e Guarujá comemoram a notícia. Meire Rodrigues, trabalhadora autônoma, acredita que o túnel trará mais segurança e economia de tempo. Já o estudante Ian Silva, morador do Guarujá, vê a obra como uma melhoria significativa na qualidade de vida. “Pegar a balsa todos os dias é cansativo. Com o túnel, tudo vai ficar mais rápido”, disse.
O Túnel Santos-Guarujá é, sem dúvida, um marco para a infraestrutura nacional, unindo tecnologia, desenvolvimento e esperança para milhões de brasileiros.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
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